Brotas com os filhos – janeiro 2020

Saímos de Uberlândia no final da tarde e dormimos em Morro Agudo. No dia seguinte terminamos de chegar em Brotas. Passamos na agência que reservei os passeios (Ecoação), depois em um restaurante para almoçar, no hotel para deixar as malas e trocar de roupa e seguimos para um parque nos arredores da cidade, o Viva Brotas.

Tínhamos marcado um cachoerismo mas como choveu na hora do almoço o volume de água estava muito alto e não dava para as crianças descerem a cachoeira (no caso a criança porque Daniel e Natan já são maiores que eu!). Fizemos então a trilha de 1,5km até o pé da cachoeira e entramos na água.

Depois pedalamos a SUPERBIKE, uma espécie de tirolesa de bike, em um cabo de aço suspenso a 70 metros do chão.

No 2o dia voltamos ao Viva Brotas e encaramos um desafio radical: canionismo ou cachoerismo ou simplesmente RAPEL, como todos conhecem!

Após colocarmos os instrumentos de segurança fomos de caminhão até o alto de uma cachoeira e fizemos um pequeno treinamento com o guia Rodolfo aprendendo novos termos como freio 8 e mosquetão.

indo para a grande aventura

Lucas no treinamento

E depois… descemos 45 metros presos por uma corda, apoiando os pés na pedra e focados em uma sequência de movimentos: liberar a corda com a mão direita, segurar a mão esquerda mais alta para não prender no freio, manter os pés abertos para não desequilibrar, o rosto um pouco mais baixo para a água da cachoeira não bater com força, e claro a mente tranquila para não desesperar e perceber a loucura que estávamos fazendo!!

Cheguei lá embaixo com um belo esfolado nas costas pelo atrito com a corda mas valeu a pena!

E foi assim que comemorei meus 45 anos!

Descendo 1 metro de cachoeira para cada ano de vida!

Confesso que a experiência é forte o bastante para sentir medo e deixar a sensação de missão cumprido (leia-se: 1 vez na vida está ótimo, não preciso fazer de novo!).

olha só o tamanho da cachoeira! Quem está lá em cima de blusa vermelha é o Daniel…

A tarde fomos a outro parque, o Poção. Almoçamos e deu tempo para uma cochilada na rede embaixo da árvore antes de encarar o próximo desafio: ARVORISMO. São 34 trechos de obstáculos, montados na altura da copa das árvores, separados por plataformas suspensas, em 3 séries, finalizadas cada uma com uma tirolesa. Gastamos quase 2 horas no circuito!

Alguns obstáculos eram realmente desafiadores como o cabo de aço e a linha de slackline.

esse foi um dos trechos mais difíceis

 

Rodrigo e Lucas os mais corajosos: tentando andar sem segurar!

esse trecho com uma rede de corda vertical parece fácil mas foi o que exigiu maior esforço físico

Olhar e ver o chão 8 metros abaixo e manter o equilíbrio exigiu uma boa dose de concentração! Os trechos com troncos de árvore que balançam conforme você passa também dão um frio na barriga. E ao final de todos um grande salto estilo “Tarzan”, entre 2 plataformas, com uma corda no meio delas. Muito louco!

saltando entre 2 plataformas

Ao final da tarde um banho de rio para lavar a alma e receber mais um ano de vida!

A noite comemoramos meu aniversário em um restaurante japonês com direito a bolo de petit gateau e presentes. Obrigada Rodrigo!

No sábado aproveitamos um pouco a piscina do hotel e depois a aventura mais famosa de Brotas: rafting. Também tivemos um pequeno treinamento na sede da agência (ECOAÇÃO) e fomos de ônibus até a margem do rio, levando os botes pela estrada.

Descemos 10 km pelo rio Jacaré-Pepira, com corredeira e quedas d’água. É super emocionante e divertido! O instrutor do nosso bote era o Zé Prego, que faz parte da equipe olímpica brasileira de rafting, com diversas competições internacionais (a equipe é heptacampeã mundial!).

Foram muitos gritos de “socorro”, “ai meu Deus”, muitas ordens “rema para frente”, “rema para trás”, “piso”, “volta”, muita água na cara, uma queda seguida de um resgate (Natan foi parar dentro d’água!) e até um trecho de flutuação. Ah, a ordem “piso” era para sentarmos no chão do bote para descer as quedas maiores!

Após um sanduíche de almoço (bem, um lanche da tarde!) caminhamos pelo Parque da cidade (Parque dos Saltos) e a noite os meninos quiseram ficar no hotel para assistir aos jogos finais de futebol americano. Eu e o Lucas fomos ao cinema assistir Star Wars. Brotas, uma pequena cidade de 24.000 habitantes tem um cine teatro daqueles estilo “antigamente”, que eu ia em Uberlândia quando criança, antes do advento das imensas redes de cinema de shopping. E para tornar ainda mais “típico” a noite, bem no finalzinho do filme teve um pico de energia e o filme foi interrompido. Quando voltou a ser projetado precisou voltar na cena que estávamos…

 

E essa foi nossa aventura em Brotas!

Não basta ser mãe de menino… tem que inventar viagens assim!

Já foram 4 grandes viagens de aventura aqui no Brasil (Amazonas, Lençóis Maranhenses, Jalapão e Brotas)

Até a próxima! Qual será?

 

Tags: brotas

Posts relacionados

1 Comment

Deixe um comentário