Barcelona… pela 2ª vez!

Barcelona… pela 2a vez!

Sem os filhos na mala…

03/setembro/2002

12 anos atrás desembarcávamos na Espanha, o primeiro país da nossa lua de mel.

Estávamos embebidos de felicidade, encantados com a nossa primeira viagem internacional juntos e extasiados com tudo que iríamos viver e construir juntos…

 

 

E o destino nos levou novamente a Barcelona,  12 anos depois (2014!), para comemoramos nosso aniversário de casamento. Rodrigo foi enviado pela SBHCI para o Congresso Europeu de Cardiologia para receber e dividir com os colegas no Brasil os resultados dos grandes estudos que seriam divulgados no Congresso. Eu tirei  minhas primeiras férias na UFU (agora sou funcionária com carteira assinada…) e o acompanhei.

 

Rodrigo no congresso

 

A cidade continua exalando arte, cultura e boa gastronomia. Moderna e ao mesmo tempo clássica. Alegre, alto astral e boêmia. Os turistas de todas as partes do mundo continuam invadindo as praias e os pontos turísticos antigos e modernos. A grande diferença foi com a gente: naquela época éramos jovens, recém- casados, ainda residentes, morando em SP, com muitos sonhos e planos e pouco $ para gastar (afinal acabávamos de pagar as contas do casamento e nossa viagem foi de 1 mês pela Europa). Agora, já somos um casal de meia idade (ou ainda não chegamos lá?), e já construímos muita coisa: uma família (o que envolvia todas as noites ligar pelo skype para os filhos), uma carreira profissional (o que envolveu por exemplo lançar as notas dos alunos daqui da Europa, pois o diário ainda não estava aberto quando saí de viagem e ficar respondendo dúvidas pelo whatsapp para as mães dos meus pequenos pacientes). E consequentemente mais $: mais taxi (da outra vez foram 30 dias apenas com transporte público, uma aventura!), mais restaurantes legais e mais compras!

A emoção de rever alguns lugares foi interessante… Como lembrávamos de tantos detalhes… bem, claro, a viagem de lua de mel sempre é inesquecível né?

 

Porto de Barcelona

 

E conseguimos fazer algumas fotos iguais… Ah, detalhe: na nossa lia de mel ainda foi foto com filme (lembram aquele que era usado antes da foto digital??)

 

Monumento a Colón (construído em 1886, marca o lugar que Cristovão Colombo desembarcou em 1493) – fica no final da Ramblas

Chegamos um dia antes do Congresso começar, deixamos as malas no hotel e já fomos explorar alguns pontos que não tivemos oportunidade na primeira visita. Fomos a Barceloneta (praia que foi “feita” na época das Olimpíadas de Barcelona de 92) e experimentamos um meio de transporte diferente: segway. Confesso que no início fiquei um pouco insegura mas logo peguei o jeito e foi muito divertido! Andamos cerca de 14km em 2 horas pela praia, Vila Olímpica (contruída para as Olimpíadas de 1992), Parc de la Ciutadella com seus belos jardins e Arco do Triunfo.

 

 

Ainda conseguimos ir de Funicular ao Parque Montijuic e de teleférico ao Castelo de Montjuic para apreciar sua bela vista.

E depois assistir ao espetáculo da fonte mágica na Praça Espanha, que começa as 21:00. Terminamos a noite jantando no Arenas, uma antiga Praça de Toros, em um restaurante delicioso (watatsumi). Recomendo demais esse programa de fim de dia! Os programas típicos de Gaudi, Miró e Picasso que fomos da outra vez não deu para repetir…

 

Nos próximos 3 dias tomávamos café juntos, o Rodrigo ia trabalhar e eu bater perna… de metrô e de ônibus (Barcelona city tour E$35 / 2 dias)… acompanhada da esposa de outro colega ou sozinha… fazer turismo ou apenas gastar tempo… nos encontrávamos ao final do dia no hotel, muito bem localizado, ao lado do metrô e muito perto da Ramblas.

 

A Igreja da Sagrada Família 12 anos depois continua inacabada!

 

 

A noite fizemos alguns programas legais:

IceBarcelona – um bar (na praia!) todo feito de gelo (até o copo!), a uma temperatura de -14oC… Quando saímos do bar parecia que estava ligando o aquecedor… Jantamos em um dos restaurantes da Barceloneta, todos muito chiques e animados!

Espetáculo de flamenco no teatro Palau de La Musica Catalãna: assistimos “Maria de La O” que conta a estória de um amor cigano. Recomendo assistir a qualquer espetáculo que estiver em cartaz neste teatro! Concluída em 1908, é uma das casas de espetáculos mais singulares do mundo. Linda! Vale super a pena! Depois andamos pelas ruas dos Bairros Gótico e Raval e jantamos em uma Plaza ao lado da Ramblas.

 

Falando pelo face time com o Rodrigo durante o dia: ele no congresso e eu em algum café com wifi…

 

Bairro Born – também muito legal de andar sem rumo pelas ruas e escolher um restaurante que lhe agrade. Escolhemos um muito legal (Lonja de Tapas) onde fizemos um “menu degustación” de tapas, acompanhado claro de sangria! Adoro esta típica comida espanhola: tapas e sangria!

Mercado de La Boqueria: de dia e de noite é um dos programas mais típicos de Barcelona! Se perder no seu labirinto de “tiendas” com frutas frescas (algumas bem exóticas!), saladas de frutas, suco de frutas, frutas secas, castanhas, doces, temperos, peixes e frutos do mar. Um almoço no balcão de um dos seus disputados restaurantes com comida deliciosa (e barata) é um programa típico para quem não se incomoda com o grande afluxo de pessoas (como nós!).

 

Frutos do mar no Mercado de La Boqueria

Jamón experiência: em frente ao Mercado há um museu do Jamón (E$ 19) onde se faz um tour Áudio visual muito interessante explicando todo o processo de fabricação do jamón e ao final uma degustação com 6 tipos diferentes acompanhados de taças de cava (vinho frizante branco gelado, delícia!). Desde a nossa primeira viagem a Espanha ficamos encantados com a paixão pelo jamón e experimentamos pela primeira vez o típico “melón com jamón”. Um prato bem interessante onde o gosto forte, marcante e salgado do jamón é suavizado pelo refrescante e adocicado melon. Eu adoro!

 

Típico Churros com Chocolate Quente – Adoro!

No último dia conseguimos aproveitar juntos o final de tarde e subir pelo teleférico (pena que tudo tem fila!) na praia e apreciar a magnífica vista sobre o mar. No ponto final do teleférico há um restaurante (Mirador) com uma vista realmente espetacular sobre a cidade e o porto, e vale uma parada para uma cerveja.

Algumas coisas nos chamam atenção:

– paixão pelo time do Barcelona (alguém achou que os brasileiros são os ais fanáticos por futebol??). A visita ao estádio é uma experiência interessante, principalmente para uma mãe de 2 meninos que adoram futebol, e que convive com isto diariamente (lembra do meu campo de futebol de uns 6×3 metros na minha varanda?). A cada esquina uma loja com camisetas e produtos oficiais (incluindo um pedaço da grama do estádio!) principalmente as camisetas 10 (Messi) e 11 (Neymar Jr).

 

 

– pais (apenas o homem) passeando com seus filhos: cena típica na Europa! Uma cena fofa que vi foram 3 homens juntos empurrando cada um seu carrinho de bebê… conseguem imaginar essa cena no Brasil?

 

Comemos muita paella com sangria…

E melón con jamón…

 

E para encerrar nossa última noite espanhola acabamos entrando em uma animado bar, com música nordestina brasileira ao vivo e dançando forró! Pode?

E depois do último jantar, seguimos para o hotel arrumar as malas para a 2a parte da 1a viagem de férias…

Ainda tivemos a oportunidade de fazer novas amizades (Rodrigo Esper e Priscila), e reforçar antigas (Gilson e Alina), excelentes companheiros de aventuras. Até qualquer dia amigos!

 

Link da parte 2: De Barcelona direto para Alemanha…

Tags: Barcelona

Posts relacionados

Copa do Mundo

Copa do Mundo

Copa no Brasil, país do futebol! Um evento para ficar na história… Como ficar de fora? O Rodrigo conseguiu fazer o cadastrado no ano passado...

Postado em | Copa do mundo

Deixe um comentário