Belo Horizonte com crianças…

Papai em frente ao Minascentro, local do congresso

Esse modelo já é o nosso padrão: Papai Rodrigo iria a um congresso em BH (Congresso Mineiro de Cardiologia, mas desta vez para dar 2 aulas e presidir uma mesa redonda, muito chique!) e a mamãe levando as crianças foram acompanhar. Desta vez levamos também minha cunhada (Tia Roberta) e meu sobrinho. Daniel e Lucas entraram 2 dias mais cedo de férias e lá fomos nós. Ficamos no Othon Palace, um antigo (mas muito bem conservado) hotel 4 estrelas com ótima localização. Como todo hotel antigo os quartos são bem espaçosos, o que permitiu que ficássemos os 4 com muito conforto no mesmo quarto.

atividade interativa no espaço TIM

Assim que chegamos fomos para a tradicional Praça da Liberdade, circuito cultural obrigatório em BH. O Museu de Minas e Minerais com lindas pedras preciosas, atraiu a atenção dos meninos, especialmente o Daniel que está “viciado” em MineCraft. Em seguida fomos ao Espaço TIM do Conhecimento com interessantes exposições sobre a evolução da humanidade e atividades interativas sobre reciclagem. No último andar o imperdível planetário. São 6 filmes diferentes (assistimos “Limite”), sendo 2 mais voltados para o público infantil (‘ABC das Estrelas’ e ‘O Segredo do Foguete de Papelão’).

No dia seguinte fomos ao zoológico e nos divertimos muito com os tradicionais animais (girafa, zebra, elefante, hipopótamo) e também com os mais exóticos, especialmente as cobras.

O aquário do zoológico com os peixes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco também é interessante (mas para quem vai ao aquário não se esqueçam deste detalhe: são peixes de rio! Caso contrário ficarão decepcionados por não encontrarem tubarão, arraias e os lindos peixes coloridos que habitam nossos mares…).

Almoçamos na casa do Tio Luiz Carlos e passamos a tarde na região da Pampulha, visitando a Igreja projetada pelo Niemayer e nos divertindo no Parque Guanabara. Até o tio avô entrou na brincadeira…

tomando garapa no Mercado Central

O 3o dia começou pelo Mercado Central, com seu labirinto de produtos típicos. Os corredores de animais (gatos, cachorros, hamsters) e aves (pavões, patos, araras, gansos, kalopsitas) é bem exótico e um tanto ‘assustador’ pelo barulho constante e odor nada agradável.

Depois fomos conhecer o Museu de Artes e Ofícios, uma dica da Tia Kátia, professora da escola do Dani (excelente dica!). Gastamos horas aprendendo sobre as antigas profissões e seus instrumentos.

Ainda deu tempo de retornar ao planetário para assistir a outro filme (infantil desta vez) e fechar o dia com o espetáculo teatral “O Rei Careca“, dando altas risadas na companhia da Cristina, uma prima querida.

No último dia (domingo) o papai Rodrigo ficou com as crianças no Parque Municipal e as mulheres foram à famosa Feira Hippie localizada (não por acaso) em frente ao Hotel, na Av. Afonso Pena. Esse programa é ‘tradição familiar’. Quando estávamos em BH para as festas familiares da família do vovô Lélio no final de ano, a vovó Anna Maria sempre acordava cedo (bem cedo) no domingo e lá íamos as 3 mulheres (vovó eu e minha irmã) para compras. À tarde, como ‘sobrou’ tempo acabamos indo ao shopping para assistir ao filme “Meu Malvado Favorito 2“. Normalmente não incluo este tipo de programa nas minhas viagens com os meninos, afinal shopping e cinema temos em Uberlândia!

Mais uma vez a receita da viagem foi: procurar os programas interessantes na internet (tentando incluir sempre uma programação cultural), anotar endereços e horários de funcionamento, ter sempre uma garrafinha de água e uma barra de cereais na mochila, e claro, muita (mas muita mesmo) paciência e energia. Por falar em energia, chegamos em casa à noite, refizemos as malas e menos de 24hs depois já estávamos todos na estrada novamente! Pais para um lado e filhos para outro… mas isto fica para o próximo post!