Dicas de como viajar para o exterior… com pouco dinheiro no bolso!

Oi pessoal, vejam só a matéria que saiu no Jornal Correio de Uberlândia neste domingo,  dia 24/07/2011.

Roteiros podem conciliar cultura e economia

O fotógrafo tirou tantas, mas tantas fotos que o Daniel perguntou: “Moço, você vai colocar todas essas fotos da gente no jornal?”

 

Fotógrafo do Jornal “O Correio de Uberlândia” tirando fotos para a matéria

 

O assunto é bem legal, mas acabou ficando superficial…

Então vou dar mais dicas sobre como ‘economizar’ nas viagens…

Na 1a vez que fomos à Europa a grana realmente era curta, afinal éramos recém-casados, ganhávamos apenas a bolsa de residência médica e o dinheiro tinha que durar o mês todo que passamos lá!! E nós não gostamos de fazer aquelas viagens pacote, tipo excursão, pois queríamos ficar apenas os 2 (era lua-de-mel…) e fazer as coisas com calma, curtindo ao nosso tempo, deliciando-se com a cultura estrangeira…

Então desenvolvemos algumas técnicas:

  • passagem de avião se possível de milhagem… se não, procurando sempre viajar em baixa estação e fora dos dias de pico (final de semana); Este é o principal item para economizar, pois os custos da passagem aérea geralmente correspondem a 40% do que você vai gasta na viagem inteira, então vale a pena ficar pesquisando na internet nos sites para conseguir passagens em promoção!
  • hotéis simples, reservados pela internet (o site booking.com é muito bom, tem hotel para todas as faixas de preços e fornece a opinião dos hóspedes anteriores quanto à localização, atendimento, café da manhã, etc). E o hotel pode ser bem simples mesmo, porque turista que se preze acorda cedo, passa o dia andando e só vai para o hotel a noite dormir… Ah, uma coisa fundamental para quem quer economizar é escolher bem a localização do hotel: perto de uma estação de metrô, lógico! E viajar a 2 é sempre mais econômico e muito, muito mais gostoso!
  • nada de táxi!! Os metrôs são super eficientes…
  • nada de restaurantes… apenas de vez em quando. O melhor é entrar no clima parisiense e fazer piquiniques… você economiza, curte muito mais a paisagem e não perde tempo fazendo pedido e esperando a comida chegar. Aliás é muito importante pensar em economizar dinheiro, mas também tempo… afinal, mesmo que seja pouco acaba-se gastando muito então temos que aproveitar o tempo ao máximo! Então, a dica é: passe no supermercado, abasteça-se de pão, queijo (uma delícia!), ‘jamóm’, e sente-se ao ar livre nas inúmeras e maravilhosas praças e jardins de Paris, fazendo companhia para os parisienses. Ou no máximo compre pronto algum sanduíche e vá comer ao ar livre!
  • se possível compre os ingressos das principais atrações turísticas com antecedência na internet, fica mais barato e principalmente economiza tempo, evitando as filas! Além disso procure informar-se: os museus da Europa sempre têm um dia de graça. O Museu do Louvre, por exemplo é de graça no primeiro domingo do mês, porém um grande problema são as filas… Outros museus têm tarifa menor se você entrar mais tarde, próximo ao horário de fechamento.

Antes de viajar lemos muito nos guias e na internet para poder aprender mais e curtir melhor a viagem! E olha que coincidência: até lemos o livro “Paris para pão duro” e nem imaginávamos que ele era uberlandense… Descobri quando o jornalista que me entrevistou para a matéria do Correio comentou!

Mas lembrem-se: não tentem economizar demais, porque o barato pode sair caro. Afinal, em viagens tempo é dinheiro!

Posts relacionados

Deixe um comentário