Motorhome pela Alemanha com as crianças – Bélgica, Holanda e Alemanha parte 2

Link da parte 1: Bélgica, Holanda e Alemanha – parte 1


**** 9o dia ALEMANHA

 

Iniciamos hoje a nossa aventura de motorhome!!

Fomos (eu, Rodrigo, Marcelo e Quiqui) de carro até uma cidadezinha pequena próxima a Colônia, na Alemanha, levando as malas e mantimentos e fomos pegar nosso motorhome. Ficamos muito empolgados!

Era um motorhome novinho, lindo! Recebemos uma pequena “aula” prática com as dicas de funcionamento. Bandeira do Brasil a vista… iniciamos nossa aventura!

Tia Lelia foi com as 4 crianças de trem. Encontramos eles na estação de trem de Colônia e seguimos a nossa aventura. Os meninos ficaram ainda mais empolgados com a nossa “casa”!

Aí vamos nós!

Paramos em Konigswinter e acabamos de chegar a Wuzburg, onde inicia a rota romântica.

Café para os homens

Sorvete para as crianças (e eu!)

 

ROTA ROMÂNTICA é a rota mais popular da Almenha. Um percurso de aproximadamente 380km no sul da Alemanha, ente o rio Main e os Alpes, que passa por várias cidades. Algumas tão pequenas que quando percebemos já passamos por ela, mas nem por isso menos encantadoras.

 

 


Estacionamos um motorhome ao lado do outro e as crianças se deliciam brincando no gramado…

Estacionamos nossos 2 motorhome em um camping ao lado do rio.

Rodrigo se encarregou de fazer um capeletti delicioso e eu ajudei na “cozinha”. Meninos se divertiram no gramado jogando bola e brincando.

Tomamos banho no camping (a água do motorhome não é muito quente) e dormimos muito bem, embora tenha feito bastante frio à noite.

 


**** 10o  dia Alemanha 

Rodrigo acordou animado e foi correr, apesar da neblina e do frio congelante.

 

Após toda a função de fazer o café da manhã, lavar a louça, reabastecer a água e fazer o “toilete” do motorhome, fomos explorar a cidade de Wuzburg.

Fizemos uma longa caminhada até o Castelo de Marienberg, que fica bem no alto. Rodrigo prometeu 5 euros para quem chegasse primeiro. Resultado: as crianças chegaram bem antes da gente! Sobrou para tia Lelia correr junto com elas…

A vista do castelo é linda!

 

Visitamos também o Resindez, um castelo lindíssimo que servia de residência a uma família real. O castelo foi extremamente danificado durante a 2a guerra mundial, assim como quase toda a cidade. Os meninos ficaram impressionados com as fotos do local no pós guerra. A restauração foi muito bem feita e o castelo está lindo!!

Maças apanhadas na praça!!

 

Seguimos viagem até BAD MERGENTHEIM  onde estacionamos no camping de um alemão doido que disse que havia nascido na Bahia, mas que não sabia falar português! O cara era uma figura!

Jantamos no restaurante do camping (ele mesmo era o cozinheiro!): fígado (a especialidade da casa, segundo ele), costela e muita batata frita!

Rolou até fogueira para aquecer depois do jantar! E os meninos correndo, brincando e rolando no chão (ai ai, eu não trouxe tanta roupa assim!!)

**** 11o  dia Alemanha 

Hoje resolvemos sair mais cedo, com as crianças ainda acabando de acordar, debaixo das cobertas. Como amanhece bem frio, iniciar o dia de manhã não é tarefa fácil!

Suíte presidencial, em cima do banco do motorista… super confortável!!

Seguimos até a próxima cidade, WEIKERSHEIM e paramos em um estacionamento. Havia várias abóboras (o Halloween está chegando!) e flores para vender na beira da estrada. Pegamos uma abóbora e até flor para enfeitar nosso motorhome e deixamos a moeda na caixinha!

Tomamos café da manhã ali mesmo no motorhome e caminhamos até o Scloss. Fizemos uma visita guiada pelo interior do castelo, que está com a mobília e até cortinas originais, da época de 1700 e pouco! Pena que não se pode fotografar o interior!

Voltamos para o motorhome, passamos em um supermercado e tocamos em frente.

Próximo destino: ROTHENBURG

É uma cidade medieval totalmente murada. Acho que a mais bonita da rota romântica…

Paramos na praça principal que é um charme e adivinha a supresa: Wi-Fi grátis!! Daniel delirou e já começou a pegar pokemons, depois de 3 dias sem jogar. Os adultos também gostaram e aproveitaram um pouco o acesso a internet.

Na Alemanha não é permitido comprar chip para celular sem registro de endereço… E o chip pre pago comprado na Bélgica não durou nada em roaming, por isso estávamos sem internet desde o início da aventura na Alemanha.

Almoçamos na praça mesmo e coincidentemente ao lado havia 2 mesas, cada uma com um casal de brasileiros também percorrendo a rota romântica. Mostramos a eles como será o futuro, viajando com crianças que não param quietas!!

Caminhamos pela cidade, andamos pela muralha e já estava na hora de pegar estrada de novo!

Seguimos até DONAUWORTH e paramos num camping moderninho, com catraca eletrônica para entrar. Jantamos um delicioso strogonof feito pelo Chef Rodrigo.

Lucas ajudando na limpeza do motorhome

 

**** 12o  dia Alemanha

Como sempre acordamos com névoa e frio. Abastecemos o motorhome com água, esvaziamos o lixo e dejetos e seguindo viagem.

Paramos em LANDSBERG AM LECH e passamos o dia.

Seguimos viagem até SCHWANGAU com uma parada no meio para as crianças brincarem num parquinho bem legal e o Rodrigo tirar um cochilo.

Ao chegarmos à beira do lago fomos presenteados com um pôr do sol belíssimo!! Não resistimos e estacionamos os motorhome no acostamento para poder assistir!

 

Paramos em um estacionamento público ao lado de um camping (Camping BANWALDSEE) com  uma mega infraestrutura! Mais uma vez o Rodrigo foi para cozinha e preparou um macarrão à bolonhesa!

Energia e água – o motorhome estaciona ao lado!

Camping BANWALDSEE

 

**** 13o  dia Alemanha

O camping que estacionamos era tão lindo que gastamos um tempo apreciando o visual pela manhã.

Depois fomos ao CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN, que serviu de inspiração para Walt Disney fazer o castelo da Cinderela.

O castelo fica em um vale, ao pé das montanhas…

A visão é espetacular!

Depois de visitar o castelo (preferimos não entrar, estava bem cheio e já tínhamos visitado por dentro 2 castelos muito lindos) ainda deu tempo de subir de teleférico até o alto de uma montanha. Ficamos apreciando a vista e um monte de corajosos pulando lá de cima com paragliders e descendo lentamente…

 

CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN – final da nossa rota romântica!

Seguimos até FUSSEN e jantamos em uma pizzaria.

Gostamos tanto do camping ao lado do Lago Banwaldsee que voltamos para dormir lá! Tem tudo, incluindo uma linda vista, e é de graça!

 

 

**** 14o  dia – Alemanha 

Foram 5 dias da saída da casa da Tia Lelia em Bruxelas, até chegarmos a Fussen, final da rota romântica. E onde começa a rota dos Alpes… Quem sabe voltamos um dia?!

Agora teremos 3 dias para fazer o caminho de volta.

Lá vamos nós!

A própria estrada da chamada “rota romântica” já é uma atração à parte, passando entre pequenas cidades, igrejinhas, campos verdinhos, fazendas muito bem organizadas, plantações de milho, vacas holandesas (no caso aqui são vacas alemãs!), rolos de feno, lagos, moinhos de vento (de energia aeólica) e ciclovias. As estradinhas são bem sinalizadas e não se pode seguir o GPS, que tenta de todas as maneiras te mandar para as grandes rodovias.

Paramos a carro à beira da estrada (em um local apropriado) e fizemos um piquenique no almoço, dentro de uma floresta. Foi um almoço bem diferente! Fizemos uma trilha na floresta e quando chegamos ao motorhome o Quiqui perguntou que horas era o almoço. Tudo bem! Esquentamos o macarrão à bolonhesa da noite anterior e ele comeu tudo! Bom de garfo esse meu afilhado…

 

Abastecendo o motorhome de água… todos ajudando!

 

Seguimos viagem até AUSBURG, mas é uma cidade grande e acabou não rolando entrar na cidade com o motorhome. Preferimos  parar em um camping ao lado do lago Badesee e aproveitar o finalzinho do dia para as crianças correrem e brincarem um pouco (Ludwigahof camping am see).

**** 15o  dia – Alemanha 

Saímos cedo e optamos por pegar a rodovia pois tínhamos muita estrada pela frente. A ideia era rodar quase todo o percurso hoje para amanhã cedo devolvermos o motorhome com tranquilidade. Mas depois de rodar por cerca de 1 hora vimos uma placa na estrada que dizia “LEGOLAND” a 1 km…

Não resistimos! Resolvemos parar e passar o dia!!!

 

 


Camelo feito de LEGO no Legoland

Trocamos um dia de viagem no motorhome por um dia no parque de diversões (ou “parque de aversões” como diria meu afilhado Quiqui, nas suas confusões para aprender 3 linguas ao mesmo tempo!). Os meninos adoraram! Aproveitaram muito, pois o parque estava bem tranquilo, sem filas! Tudo é muito lindo!  Chegamos bem na hora que o parque abria (10) e ficamos até ele fechar.

Mas depois tivemos que dirigir um bom pedaço da noite… Ainda bem que as estradas são muito boas, embora havia vários trechos com obras, o que provocou lentidão e aumentou nosso tempo de viagem.

Paramos em um estacionamento público próprio para motorhome por volta das 23:00 para dormirmos um pouco e terminar o percurso no outro dia cedo.

**** 16o  dia – Alemanha 

Colocamos o motorhome na estrada cedinho e terminamos de chegar a Koln (Colônia, uma das cidades mais visitadas na Alemanha). Rodrigo e Marcelo foram devolver o motorhome e nós ficamos passeando na cidade com as crianças.

Rota romântica concluída com sucesso!

Espero que não tenhamos atrapalhado nenhum casal em lua de mel com as nossas 5 crianças elétricas!!

Cada um  a sua maneira!

Daniel falando o tempo todo, geralmente sobre 3G e Pokemon GO.

Lidia super disposta a ajudar e bem disposta sem reclamar!

Lucas também interessado em ajudar nos serviços do motorhome!

Luisa encantada com os castelos e palácios e seus jardins!

Quiqui querendo ser o centro das atenções e ai de quem ousasse desafiá-lo!

Tia Lélia toda animada com tudo, principalmente brincar com as crianças! E definir nosso roteiro, fazer a programação, ver os caminhos pelo Waze e pelo Google maps.

Tio Marcelo todo responsável preocupado com a nossa segurança, e até meio paranóico para checar se não estávamos esquecendo nenhuma criança nas nossas inúmeras paradas!

Tio Rodrigo topa tudo, exercendo seus dotes culinários!

E eu? Ajudando o Tio Rodrigo e exercendo meus dotes de dona de casa (supermercado, lavar louça, arrumar a cama)… Afinal, a idéia nas férias não é fazer algo que não fazemos no dia a dia??

Foi uma experiência incrível!!

Passamos o dia em Colônia…

 

Fomos a um Museu de arte moderna.

Difícil foi explicar para as crianças o  conceito de arte moderna

É muito mais difícil foi controlar para não colocarem a mão nas “obras”, muitas delas espalhadas pelo chão! Levamos algumas broncas dos vigilantes, afinal éramos 2 adultos para 5 crianças loucas para tocar em tudo!

Acho que essa semana de férias acabou com os meninos!!

E olha que ainda são 10:00 da manhã!

**** 17o  dia – Bélgica 

Após percorrer 2000 km em 8 dias estamos de volta para casa!

(250km de Bruxelas até Colônia / 350km de Colônia a Wusburg que é o início da rota romântica / 400km de Wusburg até Fussen e depois a volta…)

Em vez de tirar o domingo para descansar, preferimos encarar um outro parque de diversões com as crianças! WALIBI 



O dia estava frio e chuviscando, mas foi até bom pois o parque não estava cheio e aproveitamos muito!!

**** 18o  dia – Bélgica 

2af, as meninas voltaram as aulas.

Acordamos com um pouco mais de calma e fomos passear. Levamos os meninos novamente no Parc de Bruxelas (“parque Pokemon”) e depois caminhamos pelo centro turístico.

Estava um clima bem típico: chuvinha fina e friozinho…

 

Buscamos as crianças na escola no meio da tarde e fomos todos para casa.

Rodrigo ainda animou correr um pouco!

**** 19o  dia – Bélgica 

Mais um dia de passeio pela cidade meio sem destino, estilo turismo calmo…

Visitamos o museu Magritte, um dos pintores mais conhecidos da Bélgica.

 

Almoçamos no Mc Donald’s, que está dando Pokemon no Mc lanche feliz!

E fomos buscar as meninas na escola novamente.

De ônibus! Aliás, 2 ônibus!

 

 

Com o Google maps ficou muito fácil andar de transporte público!

A noite os adultos saíram para jantar e as crianças ficaram com uma brasileira “baby-sitter”.

**** 20o  dia – Bélgica 

Hora de arrumar as malas, dar uma caminhada pelo comércio do bairro, fazer umas últimas compras (incluindo o presente de 40 anos do tio Marcelo e arrumar a tela do celular do Daniel que quebrou na viagem….)

Buscamos as meninas na escola (de carro, já com as malas!) e levamos até o trabalho da Tia Lelia. E ainda deu tempo de cantar um parabéns para o Henrique, que fez 4 anos 2 dias antes de chegarmos… Rolou até foto com o embaixador da Bélgica!

E de lá, direto para o aeroporto…

Foram dias maravilhosos de convivência intensa!! Com muita gargalhada, diversão (e uns choros do Quiqui também, para ficar mais emocionante!).

Família é a melhor parte da vida!

Obrigada Deus por nos proteger em todos os momentos!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário