Roma com crianças

Viagem julho 2019 Bélgica – parte 3

Após a aventura de bicicleta na Holanda (link parte 1: Holanda de bicicleta com crianças) e de carro pela França, Suíça, Linchestein e Luxemburgo (link parte 2: França, Suíça, Linchestein e Luxemburgo de carro com crianças) e uns dias em Bruxelas estava na hora de voltar para o Brasil. Como voamos pela Alitalia fizemos um stop over sem custo adicional em Roma. A única complicação eram as malas pois após 7 meses em Bruxelas Daniel estava coltando para casa. Estávamos com 1 mala grande com roupas do Daniel (basicamente roupas de frio) e 1 mala grande com as suas compras (basicamente “pop” e lembrancinhas), além das nossas, ou seja, 7 malas (2 grandes, 1 média e 4 pequenas) no total! Acho que nunca havia viajado com tanta mala…

Chegamos em Roma a tarde, deixamos as malas no hotel (Expozicione Hotel, um apart hotel) e fomos explorar a cidade, sob um sol escaldante e um calor danado!!

Nosso 1o destino: o ponto mais romântico de Roma, a Fontana de Trevi. Estava lotada, mas conseguimos um espacinho para fotos.

Fontana de Trevi

Foi emocionante relembrar a 1ª vez que estivemos na fonte. Roma foi a última cidade da nossa lua de mel… Jogamos a moedinha na fonte e deu certo! 17 anos depois voltamos! Agora com os 2 filhos na mala!

Depois compramos sanduíches e paramos para comer e descansar um pouco. Rolou até um cochilo no banco da praça do papai e do Lucas.

Continuamos caminhando até a Praça da Espanha, também lotada. Alta temporada é assim mesmo!

Praça de Espanha

Retornamos ao apartamento passando por várias fontes. Umas grandes e belas, e outras pequenas e muito úteis (para encher a garrafinha de água!)

enchendo a garrafinha de água nas fontes. Fazíamos isso várias vezes ao dia!

Roma e suas belas fontes…

Chegamos ao apartamento em tempo de ir ao supermercado ao lado e comprar o jantar. Papai Rodrigo animou até a ligar o forno!

No 2º dia em Roma acordamos cedo (pelo menos tentamos!) e fomos de táxi até o Vaticano.

A Praça de São Pedro, projetada por Bernini, é a porta de entrada para a Cidade do Vaticano. É circundada por 284 colunas, 140 estátuas de santos, fontes e o grandioso Obelisco Egípcio ao centro.

Praça de São Pedro

Chegamos às 9:00 e o sol já estava ardendo! E já havia uma boa fila. Havia comprado o ingresso pela internet para o museu as 11:00. Mas resolvemos contratar também um guia (em espanhol, contra a vontade do Daniel).

Passamos pela praça São Pedro, caminhamos até a entrada do museu, passamos pela segurança e as 11:00 estávamos dentro do museu, que estava lotado! Com a guia Chiara fomos escutando pelo áudio algumas curiosidades sobre as obras, como o fato de que todas as estátuas dentro do museu tiveram suas partes íntimas cobertas.

até dentro do museu o calor estava intenso…

estátuas com as partes íntimas cobertas

O museu do Vaticano é imenso. Segundo a guia são 7 km de galerias. Fizemos o trajeto mais resumido nos espremendo entre uma multidão de turistas até o ponto final do percurso: a Capela Sistina. Me lembrei exatamente da sensação de visitá-la na nossa lua de mel, há 17 anos. Especialmente a descida pela estreita escada ao som de “proibido fotografar” em diversas línguas. Apreciamos a imagem da criação de Adão e o grande afresco do juízo final.

meninos aguentaram firme a visita ao museu (lotado e quente) mas era só a guia dar uma paradinha que o Lucas ia para o chão (quando tinha espaço!)

Ao final do museu entramos direto para a Basílica de São Pedro, a maior e mais importante igreja católica do mundo. E com certeza a mais ricamente decorada. Logo na entrada está a Pietá de Michelangelo, representando a Virgem Maria com Jesus, morto, em seus braços. E no subsolo estão as tumbas de vários papas. A Igreja Católica já teve 267 papas.

Almoçamos num típico restaurante italiano e os meninos conseguiram achar uma, na verdade 2 lojas de games na região. E lá fomos nós…

Daniel super viciado em ‘pops’

Passamos pelo Castelo Sant’Angelo e rolou uma partida de xadrez. Estávamos fazendo qualquer negócio para ficar na sombra! A construção do castelo data dos tempos de Adriano, no ano 126 d.C. Incrível!

Ainda deu tempo de passar pela Piazza Navona e pelo Pantheonantes de voltar para o apartamento.

uma paradinha para refrescar na Piazza Navona

E na frente da fonte tinha uma vendedora de pulseirinha… um pintor chinês… e muitos outros artistas e vendedores… Turismo com criança é assim: eles nos acompanham nos monumentos e museus e nós damos tempo (e moedas) para as “bugingangas” no meio do caminho! – Piazza Navona

Pantheon

mais uma parada para encher a garrafinha! Fundamental para suportar o tremendo calor que estava!

Na 6af acordamos cedinho e fomos caminhando até o Coliseu. Nosso tour guiado pela musement (comprado pela internet) era as 8:30. A guia Silvia nos acompanhou durante toda a manhã.

A construção do coliseu iniciou no ano 72 dC, e a sua inauguração foi no ano 80, com festas e jogos que duraram 100 dias. Era usado para combates de gladiadores e espetáculos públicos, incluindo batalhas marítimas (isso mesmo, eles enchiam o fundo de água e colocavam água!), execuções, caça de animais selvagens (leões e até elefantes!) e espetáculos. As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.

De lá passamos pelo Arco de Constantino e fomos para o Fórum Romano.  Caminhamos por entre ruínas, debaixo de um sol escaldante, seguindo a guia.

Arco de Cosntantino

Fórum Romano

Apesar de belo e interessante é cansativo, especialmente para o Lucas. Na verdade para todo mundo, pois o calor estava realmente intenso! Pela internet vimos que este verão está sendo o mais quente dos últimos 140 anos, ou seja, desde que as temperaturas começaram a ser medidas!

Lucas aproveitando uma sombra durante a visita ao Fórum Romano

Escutando a guia

Esses 2 se divertem juntos…

Tentamos ir na “Boca da verdade” mas a fila estava muito grande e não encaramos! Acho que já estávamos sem energia… resolvemos dar um pit stop no hotel para descansar e refrescar um pouco.

No final da tarde o Rodrigo comprou umas roupas em uma pequena mas super elegante loja masculina bem ao lado do apartamento.

Depois passamos pelo Monumento a Vittorio Emanuele para uma foto e fomos jantar no Campo de Fiori.

No caminho de volta passamos novamente pela Fontana de Trevi e mesmo a noite continuava lotada.

No último dia das férias fizemos check out e deixamos as (muitas) malas na recepção do hotel e fomos a Piazza Popolo. Ao lado está o Parque Borghese. Alugamos um carrinho elétrico (daqueles de golf) e andamos (no caso dirigimos) pelo parque por 1 hora.

Depois atendendo a insistentes pedidos do Lucas alugamos 2 segway para os meninos se divertirem e almoçamos por lá.

Passamos pelo lago dentro do parque e nos lembramos do nosso último dia de lua de mel, quando não tínhamos programa definido (leia-se pontos turísticos para visitar) e fizemos a mesma coisa: gastamos tempo no parque namorando, após 30 dias juntos, e na expectativa de retornar ao Brasil para iniciarmos nossa vida de casados, constituir família e… quem sabe retomar com os filhos um dia!!

Depois do parque ainda tivemos tempo de assistir ao filme “História de Roma” 4D (Time Elevator). Quando estivemos a Roma assistimos a esse mesmo filme, e o mais incrível: naquela oportunidade foi a 1a vez que fomos a uma projeção com efeitos especiais 4D! Novamente sentimos o ar nas pernas quando contam a história da peste negra que dizimou a Europa nos dando a sensação de ratos (transmissores da doença) e o chuvisco de água quando mostram as fontes de Roma. Efeitos hoje extremamente simples (especialmente para quem já foi aos brinquedos da Disney), mas há 17 anos nos marcaram muito!

Daniel vai me matar quando ver que postei essa foto… Mas não estão fofos?

Após o filme, no caminho para o hotel passamos novamente pela Fontana de Trevi e na esquina dela tomamos um Magnum com sabor especial: cobertura personalizada pelo cliente (Magnum Store).

o melhor Magnum que já tomamos!

Roma é uma cidade única no mundo. Muita história, edifícios antigos, monumentos espetaculares, fontes encantadoras, uma mistura de cores e sabores típicos!

Hora de voltar para a casa… Com os 2 filhos novamente na bagagem!

no aeroporto

olha só quanta coisa veio na mala do Daniel: suas “comprinhas” nesses meses em Bruxelas.