Denver

Mais um “congresso-férias”! TCT 2017
E dessa vez os meninos não vieram na mala… apenas no colar! E após 24 hs de viagem (da saída de casa até a chegada no hotel) o Rodrigo já foi para o congresso!
Denver é a capital do estado do Colorado, conhecida como Mile-High City por ser uma milha (1.610 metros) acima do nível do mar. Fica na base das imponentes Rocky Mountains. Em 2016, foi considerada pelo U.S. News & World Report como a melhor cidade dos EUA para se morar. Com 300 dias de sol ao ano, a cidade combina uma forte tradição do faroeste e a paixão pela vida ao ar livre com a agitação urbana.
Ficamos hospedados no Marriott Residence Inn por 5 dias. Rodrigo ia ao congresso e eu curtia um pouco mais o quarto (com medo de sair por causa do frio!!). Ia encontrá-lo para almoçarmos juntos e depois passeava pela cidade. Almoçamos no Bubba Gump Shrimp Seafood, Hard Rock Café e Stout Street.

Urso símbolo de Denver, no Centro de Convenções

Como a cidade é muito plana experimentei explorá-la de bicicleta! É bom que esquenta o frio… (na verdade acho que o vento esfria ainda mais!). Denver tem 1.000 quilômetros de ciclovias pavimentas ao longo das ruas e dos parques da cidade. Isso faz dela a cidade com maior linha de ciclovias interligadas dos Estados Unidos! Espalhadas pelas ruas, se encontram cerca de 800 bicicletas compartilháveis que você pode alugar sempre que preciso.

Visitei o Denver Art Museum. É um museu bem diferente dos que estamos acostumados a ver na Europa, onde se vê principalmente pinturas de nobres e peças religiosas. Esse museu parece bem com os que vi no México e Peru. Contêm principalmente  peças da “era pre colombiana”, ou seja, de antes dos europeus chegarem à América (povos maias, incas)
E também muito da cultura indígena americana, os apaches (vestuário, tapetes, pinturas, lanças, cestos, máscaras, totens)
A 16th é uma charmosa avenida apenas de lojas, sem trânsito, apenas um ônibus gratuito que circula por ela. Subi e desci essa avenida várias vezes. Ao final dela está a Denver Union Station, principal estação de trem da cidade, original de 1894, um prédio super elegante.
Após 5 dias de congresso iniciamos nossa aventura pelas montanhas do Colorado. Alugamos um carro e pegamos a estrada rumo ao sul do estado. Passamos pelo “CASTLE ROCK”, um grande outlet, na beira da estrada, cerca de 30 minutos de Denver. Foi minha primeira vez em outlets grandes, destes afastados da cidade. Apesar de já ter vindo algumas vezes ao EUA sempre priorizo o turismo e vou no máximo a alguma loja dentro da cidade que seja um outlet. Fizemos várias compras, e seguimos viagem até a cidade de Colorado Spring, e ficamos hospedados no Quality Inn.
No 1o dia em COLORADO SPRINGS visitamos o parque Garden of Gods (“Jardim dos Deuses”). Estava um belo dia de sol e fizemos uma longa caminhada por entre as montanhas rochosas avermelhadas.
No 2o dia acordamos cedo e fomos ao culto na Igreja Metodista. Vocês não têm ideia do tamanho da igreja. O salão principal já nos chamou atenção pelo seu tamanho e seu imenso órgão. Mas quando acabou o culto e fomos ver a parte interna de convivência (salas para crianças, biblioteca, etc) ficamos realmente impressionados!! São 3 cultos na igreja de manhã: 8:00, 9:30 e 11:00
Depois embarcamos numa real aventura. Descemos de bicicleta a PIKES PEAK MOUNTAIN, uma montanha de 4300 metros de altitude que fica bem perto da cidade de Colorado Springs. Logo nos primeiros 10 metros eu levei um baita tombo derrapando nas pedrinhas, mas depois peguei o jeito e consegui chegar ao final inteira, mas absolutamente congelada!!! Nunca senti tanto frio na vida!
O sistema foi meio na loucura mesmo: uma agência providenciou as bikes e capacetes, nos levou até o topo (éramos 2 casais), nos deu água e um papel com as instruções da trilha a seguir e simplesmente disse: espero vocês lá embaixo em 3 horas. Se não aparecerem em até 4 horas viremos procurá-los! Qualquer dúvida liguem!
Juro que foi assim! E lá fomos nós, montanha abaixo.
O outro casal tomou distância a frente e logo os perdemos de vista.
Passamos por túneis (4 no total) e até cruzamos riachos. Nos perdemos 2 vezes da trilha (por falta de entendimento da descrição em inglês), Tentamos ligar para o guia, mas o celular estava fora de área. E tivemos um problema técnico com uma das bicicletas (um outro ciclista que passava nos ajudou).
Quando chegamos ao pé da montanha a temperatura era de 5oC, mas com o vento da descida a sensação térmica devia estar bem abaixo disso. Foram quase 4 horas seguidas em cima da bicicleta!!! Quando chegamos na agência ela estava fechada! Ele tinha saído a nossa procura…. Deixamos a bicicleta na porta, mandamos uma msg e fomos correndo para um restaurante comer (já eram 17:00!!) e nos aquecer!
Confesso que em uma das perdidas da trilha bateu um arrependimento de ter embarcado nessa (literalmente!) fria. Mas após me aquecer e comer um bom prato ficou a sensação de ter conseguido e a lembrança da paisagem incrível das montanhas!!
Seguimos viagem até CRIPPLE CREEK, uma pequenina cidade histórica, bem ao estilo velho oeste. A rua principal (e talvez a única da cidade!) só tem cassinos, um ao lado do outro. Entramos em um deles (Bronco Bingo) e mais uma vez ficamos impressionados com o tamanho  do lugar!! Havia entre 400 a 500 máquinas caça níquel (sim, isso mesmo, eu fiz uma estimativa do número delas!). Acabamos nos hospedando nele! O preço da diária é muito bom, e incluía jantar e café da manhã. E os drinks no cassino são de graça! Mas as maquininhas… só sabem devorar as notas e fichas que são colocadas nelas! Ainda bem que colocamos poucas. Não foi desta vez que ficamos milionários!
O mais interessante era observar as pessoas que estavam jogando, várias em 2 máquinas ao mesmo tempo!!!
No dia seguinte seguimos viagem até CANON CITY outra pequena cidade do interior do estado do Colorado. A grande atração é o Royal George Bridge & Park, com sua majestosa ponte por sobre um canon imenso. No fundo do canon, a uns 350 metros abaixo, passa o rio Arkansas. Atravessamos o cânon de gôndola e a volta foi de “ziprider”. Emocionante! Rodrigo também arriscou a “voar” por sobre o penhasco no “skycoaster”.
Continuamos a  viagem, agora em direção oeste, por entre as montanhas e vimos até fazenda de lhamas e de búfalos, além de veados soltos pelas fazendas. Paramos em um “sallon” na beira da estrada bem estilo “velho oeste” e nos lembramos do S. Wanderley que adora esses filmes de cowboy. Com o fim do horário de verão que ocorreu no domingo estava escurecendo super cedo! As 17:00 já começa escurecer e 17:30 está de noite!! Preferíamos viajar de dia, pois estávamos em pequenas estradas do interior e queríamos apreciar a paisagem.
Chegamos em BRECKENRIDGE e tivemos uma agradável surpresa: estava nevando! A cidade é super fofa! Jantamos num restaurante suíço (cujos donos eram Italianos!) e comemos fondue de queijo e de chocolate (com marshmalow e brownie) e vinho branco.
O hotel (na verdade um hostel: The Bivouac) que nos hospedamos era um charme, todo de madeira. Quando acordamos à vista da janela nos encantou: uma fina camada de neve por sobre os pinheiros…
No café da manhã conhecemos mais um americano apaixonado pelo Brasil e que falava super bem o português pois tinha morado alguns meses no Brasil. Fomos explorar a pequena cidade que hoje é considerada uma das melhores estações de esqui dos EUA. A temporada de esqui só começava daqui a alguns dias, então não foi possível mostrar minhas habilidades!!
Na estrada entre Breckenbridge e Aspen vimos muitas estações de esqui, e as máquinas preparando as pistas.
Em ASPEN chegamos com neve também! Um encanto… nevou a noite toda! Ficamos em um hotel (Mountain Chalet) que tinha até piscina aquecida!
De manhã, mesmo com temperatura abaixo de 0 experimentamos a piscina: uma delícia! Estava super aquecida… mesmo com as cadeiras ao redor cheias de neve!
Depois do café da manhã fomos explorar novamente as montanhas (White River National Forest). Na estrada a placa avisava que no dia 15/11 será fechada para o inverno. O alce só foi possível ver nas placas ao lado da estrada! No final da trilha uma linda supresa: um lago quase congelado, com as montanhas e seus picos nevados ao fundo… parecia paisagem de quebra cabeças!
O mais incrível é que com o sol o clima estava super agradável!
Almoçamos em Aspen (The White House Tavern) ao pé das montanhas de esqui e deu até para sentar do lado de fora do restaurante, sob o sol. Mas quando ele foi embora tivemos que ir também! Impossível ficar do lado de fora…
E depois desse lindo dia em Aspen, com sol e neve, começamos a retornar para Denver. Viajamos até VAILmais uma charmosa cidade ao lado da estrada (I-70), também ao pé das montanhas e das estações de esqui. A cidade tem uma super infraestrutura, com um enorme estacionamento (aliás, imenso, principalmente após uma taça de vinho quando parece que o carro resolve se esconder da gente!). No centro circulam apenas pedestres e um ônibus ‘free’. Mas como a estação de esqui só começa na semana que vem muitos restaurantes ainda estavam fechados.. Jantamos em um elegante restaurante (Sweet Basil) e nos hospedamos no Evergreen Lodge.
No dia seguinte caminhamos na cidade (Vail) e observamos uma estação de esqui “fazendo” neve: máquinas espirrando água vaporizada que cai como flocos de neve devido a temperatura abaixo de 0.
Paramos para almoçar em IDAHO SPRING  e subimos ao Mount Evans para ver o Echo Lake. Esse sim estava totalmente congelado! Tive que segurar o Rodrigo para não “andar sobre as águas”… Fizemos uma trilha linda por entre os pinheiros cheios de neve.
Depois seguimos viagem até BOULDER e jantamos em um sportbar enquanto assistimos ao jogo da NFL. Recebi mais uma aula sobre as regras do jogo, já no espírito de preparação para o jogo do domingo! Nos hospedamos no University In (um hotel estilo motel dos EUA, daqueles que o carro fica estacionado em frente ao quarto).
De manhã aproveitamos o sol e passeamos no Central Park de Boulder, eu de bike e o Rodrigo correndo. Os parques estavam cheios de pessoas caminhando (era 6af!) e depois descobrimos que era feriado (Veteran’s day) o que explica também o grande movimento de carros que vimos na noite anterior saindo da cidade em direção às montanhas.
Pegamos a estrada em direção norte e subimos até o Rocky Mountain National Park, um dos parques mais visitados dos EUA. E com certeza um dos mais bonitos, principalmente agora que começou a nevar. Algumas estradas do parque já estão até fechadas, cheias de neve!! O parque ocupa cerca de 1.075 km2 e conta com 578 km de trilhas, 150 lagos e 720 km de córregos. Dessa vez vimos cervos ao lado da estrada (e inclusive na estrada, tentando atravessar, como bem avisava a placa!)

Andamos muito de carro pelo parque, com uma vista realmente espetacular, e encaramos uma trilha até uma cachoeira! A trilha era incrível: com muita neve, fofinha, branquinha… linda!! Da cachoeira só sobrou um pedacinho, o restante estava todo coberto de neve. Foi o lugar que mais tinha neve na viagem!! O pôr do sol foi um presente na nossa última noite de viagem pelas montanhas.

Jantamos num restaurante super elegante logo na saída do parque (Bird & Jim). Acabamos entrando no esquema americano: um super café da manhã, um lanche rápido no almoço e um jantar em restaurante mais cedo, até porque escurece super cedo!
Nos hospedamos num chalé ao lado da saída do parque, bem ao pé das montanhas. Foi uma das hospedagem mais charmosas da minha vida (Colorado Cottage)! Um chalé com lareira (e aquecedor central também, claro!), sofá cama em frente à lareira e a TV e uma pequena cozinha americana. Entramos totalmente no clima e assistimos ao filme “A Cabana”!
No último dia, já no caminho de volta para Denver, fomos ao Red Rocks Park. Mais um parque lindo, com muitas trilhas. Encaramos uma trilha pelas pedras, a última da viagem! Dessa vez sem neve! A neve ficou para trás, nas montanhas. As formações de rochas vermelhas lembra muito o “Jardim dos Deuses”, em Colorado Springs, onde começamos nosso tour pelas montanhas do Colorado.
O principal ponto é um anfiteatro (Red Rocks Amphitheatre) construído no meio de 2 rochas avermelhadas. Foi criado em 1906 para apresentações artísticas e muitos cantores famosos já passaram por lá, incluindo o U2 e o Beatles, em 1964! É aberto para concertos durante o verão.
E assim foram nossos 9 dias e 8 noites nas montanhas do Colorado, 1000 milhas percorridas (1699 km), vendo paisagens lindas, passando muito frio, comendo super bem, decidindo o caminho na hora, escolhendo os hotéis pelo caminho…

quem me conhece sabe que sou super organizada e planejada e essa foi a 1a vez que fiz isso: uma viagem totalmente sem planejamento, e confesso que adorei!! Foram 10 hotéis durante essas 2 semanas no Colorado.

Ainda tivemos mais 2 dias em Denver. Fomos ao Cherry Creek Shopping Center e nos hospedamos no Hollyday Inn, dessa vez mais afastado da cidade.  No domingo de manhã fomos ao culto na “First Methodist Church of Denver”, e passeamos novamente pelo centro da cidade. A cidade fervilhava futebol americano: todos com camiseta laranja (Broncos) ou azul (Patriots) no clima do jogo da noite. E se o espirito esportivo já se destacou durante o dia pela cidade imagina a noite no estádio!
Assistimos ao jogo de futebol americano Broncos (de Denver) x Patriots (de New England) no estádio Sport Autority Mile High, com mais de 75.000 torcedores. As torcidas ficam misturadas num clima festivo. Em cada pausa no jogo ou intervalo uma apresentação: das forças armadas, de banda, das team líderes. E sempre com algum veterano de guerra sendo homenageado. Impressionante o envolvimento dos EUA com as guerras e a gratidão da população com seus veteranos.  Venceu o Patriots (41a 16) num belo jogo. E apesar do Broncos estar fazendo uma campanha muito fraca nessa temporada o estádio estava lotado de torcedores apoiando o seu time! Fechamos as férias com chave de ouro!
Já estive outras vezes nos EUA mas desta vez algumas coisas me chamaram a atenção:

• a exigência de 21 anos para beber e seguem isso à risca, sempre pedem a identidade! E a proibição de consumir bebida alcoólica nas ruas (há placas em todos os restaurantes “no alchool beyound this point”). Acho que essas 2 medidas seriam bem adequadas ao Brasil…
  • os cachorros grandes: no Brasil estamos acostumados com raças pequenas, e lá todos passeando com cachorrros imensos, inclusive  dentro dos parques, hotéis e até alguns restaurantes…
  • a pouca quantidade de obesos! Isso mesmo (mas eu não disse ausência)!! Fiquei impressionada… o estado do Colorado é o estado m ais magro dos EUA, é isso é visível na rua. Muito bom não ver tantos obesos!!
  • a quantidade de carros grandes – conversando com um habitante local ele me contou que é para caber os equipamentos de esqui, snowboarding, bikes… e pela neva os carros grandes são mais estáveis!