França, Suíça, Linchestein e Luxemburgo de carro com crianças

Viagem julho 2019 Bélgica – parte 2

Após 3 dias de bicicleta na Holanda e 4 dias em Bruxelas (link parte 1: Holanda de bicicleta com crianças) nos arrumamos para a próxima aventura: Suíça de carro com as crianças! Saímos na 2af cedo de carro: 2 adultos (eu e o Rodrigo) e as 5 crianças. Tia Lélia e Tio Marcelo ficaram por causa do trabalho.

Iniciando a aventura de viajar de carro por 8 dias com 5 crianças!

 

* FRANÇA 

Almoçamos na estrada (Mc Donald’s) e seguimos até Estrasburgo, na França, na região da Alsácia, cerca de 450km.

A cidade, na fronteira da França com a Alemanha, já foi dominada pelos Alemães mas retornou para a França, e é super fofa. Estacionamos o carro e caminhamos por suas ruas.

Estrasburgo, na França

interagindo com os artistas de rua

Fomos a Catedral de Estrasburgo (Cathédrale Notre Dame de Strasbourg), o monumento mais famoso da cidade! Sua construção iniciou em 1015 e demorou mais de 400 anos para ser finalizada (1439). Lá dentro o destaque para o imenso órgão e o relógio astronômico. Na metade do século 16, a igreja era o edifício mais alto do mundo, e manteve essa posição até 1874. Hoje é a sexta maior igreja do mundo e a segunda maior da França, atrás da Notre-Dame de Paris.

Notre Dame de Estrasburgo

Terminamos o dia no charmoso bairro Little France, dentro de uma ilha cercada por três canais do rio III. Nos últimos anos passou a ser considerada a parte mais bonita da cidade, e realmente é um encanto! O nome, Little France, veio quando no século XV um hospital foi erguido na ilha para isolar pacientes com sífilis, que na época era chamada de “doença francesa” pelos alemães.

Após o jantar seguimos viagem para Colmar(70 km) e fomos direto para o hotel (Cotoon Alsace Colmar), na verdade um apartamento novinho, muito bem decorado, de 3 quartos que acomodou super bem nós 7! Henrique chegou dormindo e “pulou” o banho!

O 2o dia acordamos tarde e tomamos café da manhã no próprio apartamento. Saímos para caminhar em Colmar, uma pequena (e fofa!) cidade na região da Alsácia, na França, fundada no século IX. A cidade já foi controlada pelos suecos, alemães mas retornou ao território da França em 1945, ao final da 2a guerra.

Foi em Colmar que nasceu Frederic Auguste Bartholdi, o criador da Estátua da Liberdade de Nova Iorque. Existe até um museu em sua homenagem e uma estátua da Liberdade na entrada da cidade.

Na hora do almoço compramos sanduíches no supermercado e fizemos um piquenique em uma gramado da praça super agradável.

A tarde fomos ao museu do brinquedo (Musée du Jounet Colmar) e assistimos a um teatro de marionetes. E a a Maison dês Tetes, um edifício decorado com 106 cabeças, meio bizarro (como diria o Henrique!).

em cada loja de games… uma paradinha!

A cidade tem muitos canais o que a torna bastante charmosa, recebendo inclusive o nome de “La petit Venice”.

Love is in the air… Colmar

Compramos macarrão no supermercado que ficava embaixo do nosso apartamento e jantamos em casa.

 

* SUÍÇA 

No 3o dia saímos do apartamento por volta das 10:00. É tudo muito pratico: entramos e saímos do apartamento apenas com um código que tem na porta do prédio e na porta do apartamento. Fizemos check in e check out sem encontrar ninguém! Atravessamos a fronteira e fomos até Basileia, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes, considerada a capital da cultura da Suíça.

Estacionamos o carro e fomos caminhar pela cidade. Passamos pela Catedral localizada na praça central (Pfalz). Chegamos poucos minutos antes da hora da missa (12:00) e tivemos que visitá-la rapidamente.

As crianças se divertiram em uma fonte bem interessante (Tinguely Fountain), construída com as peças de um antigo teatro que ficava no local.

Fonte Tinguely Fountain

“Pipizódramo” no meio da rua na Suíça

Passamos também pelo Mercado central (Marktplatz) e entramos num prédio vermelho bem chamativo: a sede do governo local (Rathaus Von Basel). No pátio interno tem a estátua do soldado romano que fundou a cidade.

De lá atravessamos o Rio pela Ponte Mittlere, construída em 1226. E da ponte vimos uma cena bem interessante: o Rio Reno que passa no meio da cidade é usado pelos suíços para lazer! Vimos muitas pessoas descendo boiando na correnteza do rio. Legal né? E aí, alguém anima a descer o Rio Tietê em São Paulo curtindo o sol?

Depois fomos de carro até a ponta da cidade onde fica a tríplice fronteira. E seguimos viagem até Zurique.

na tríplice fronteira entre a França, Suíça e Alemanha

Ficamos hospedados em um apartamento bem legal também, que acomodou todos nós com espaço! Estacionamos o carro e fomos caminhando até a Bahnhofstrasse, a rua mais famosa de Zurique e jantamos em um restaurante de comida chinesa. No caminho vimos 2 caras praticando polo de caiaque em um rio que passa pela cidade. Muito interessante!

No 4o dia fizemos um dia diferente, sem igrejas, monumentos ou praças. Iniciamos por um programa muito atraente para crianças brasileiras: o museu do futebol da FIFA, cuja sede é em Zurique.

O museu é bem recente (2016) e as exibições incluem recordações de todas as edições da Copa do Mundo.

No último andar tem vários jogos interativos de futebol e os meninos se divertiram chutando muitas bolas tentando marcar pontos. Lucas conseguiu ficar em 5o lugar do top 10 do dia!

Após quase 3 horas no museu resolvemos entrar no clima do verão suíço. Fomos ao ‘Unterer Letten’, nadar em uma piscina de rio que existe desde 1907, na correnteza do rio Limmat, que passa no meio da cidade.

O Henrique desceu direitinho ao lado do Tio Rodrigo mas o salva vidas não deixou mais. Então os menores foram comigo para uma piscina e os maiores continuaram descendo a correnteza inúmeras vezes.

De lá subimos até Lindenhof para apreciar a vista da cidade e os meninos correram muito no gramado. Os 3 meninos se “engalfinharam” na divertida brincadeira (bem, para eles é divertido!) de lutinha. Nessas horas a gente finge que não conhece e torce para ninguém se machucar seriamente. Luísa achou 2 meninas suíças típicas, loiras e de olhos azuis que falavam inglês e brincou muito! O dia terminou com o Tio Rodrigo entrando na brincadeira de pique pega e também se acabando de tanto correr e rolar na grama!

Ainda passamos no lago para ver uma fonte iluminada a noite e chegamos no apartamento após as 22:00!

No 5o dia voltamos a piscina para tentar recuperar uma bolsa da Luisa que tinha sido esquecida no dia anterior nos brinquedos.  E claro, estava lá! Incluindo os euros.

Fomos então para a Zurich Bürkliplatz e fizemos um passeio de barco pelo lago Zurichsee (short round trip) e almoçamos a bordo.

 

* LINCHESTEIN

A tarde, atendendo a insistentes pedidos do Daniel fomos a um minúsculo país, Linchestein. É o 6o menor país do mundo, com apenas 35.000 habitantes. Passeamos pela capital Vaduze fomos em 3 museus, na verdade mini museus, bem proporcionais ao tamanho do país!

Subimos até o castelo mas não é aberto à visitação pois o Rei e a Rainha moram lá. Isso mesmo! Esse pequeno país é governado por uma monarquia!

Na volta paramos o carro em uma pequena cidadezinha ao lado do lago (Muhlenhorn) e os meninos não resistiram e entraram na água (muito fria!). Mãe prevenida sempre anda com as roupas de banho. Se divertiram muito pulando do trampolim. Até o Henrique teve coragem!

Saíram da água após as 20:00 e ainda paramos na próxima cidadezinha (Lachen) para vermos o por do sol (21:30!) e jantar à beira do lago. E os 3 pequenos se esbaldaram (e encharcaram) na fonte da praça! Parece que nunca tinham brincado com água!! Depois pegamos a estrada para voltar para Zurique.

 

* LUXEMBURGO 

No 6o dia (sábado) acordamos cedo e tocamos de carro até Luxemburgo. Chegamos no camping (Camping Kaul) no início da tarde. Tia Lélia e Tio Marcelo já nos aguardavam, de motorhome. Ficamos em um charmoso chalé de madeira com 2 andares e 3 quartos. Caminhamos pela floresta ao lado, nadamos, meninos jogaram bola e Rodrigo fez jantar em casa.

No domingo alugamos 3 bicicletas e os meninos andaram na super pista de mountain bike que havia. Henrique usando uma bicicleta maior que ele, custava a subir mas mandou ver! Lucas e Lídia também! Daniel e Luisa apenas experimentaram (e caíram!). No final do dia Tia Lélia e Tio Marcelo voltaram para Bruxelas e nós ainda passamos a noite no camping.

No 8o dia enquanto organizava o chalé para o check out ainda deu tempo de andar muito com a bike e até ralar muito a perna (Lucas claro!). Depois fomos até a cidade de Luxemburgo, capital desse pequeno país. Pequeno em tamanho mas grande em economia, com alto PIB e baixo desemprego.

Passamos pelo centro histórico: Place Guillaume II, Catedral de Notre Dame, Grand Ducal Palace, Place d’ Armes, Place de la Constituion. Em Chemin de la Corniche se tem uma bela vista da cidade baixa e das fortificações de pedra (Bock Casemates), usadas como defesa e abrigo na 2a guerra mundial, mas não animamos descer.

Após o almoço paramos num parquinho (aliás um enorme parque infantil!) e enquanto os meninos gastavam um pouco de energia eu e o Rodrigo recarregamos a nossa, tirando um cochilo no gramado. Mais um sorvete (foram 8 dias tomando sorvete todos os dias, as vezes 2!!) e de volta ao carro para terminar de chegar em Bruxelas.

No total foram 1600km (ida e volta) em 8 dias com 5 crianças dentro do carro até chegar à Suíça, nosso destino final, que ainda não conhecíamos. E no caminho 2 pequenos países (Linchestein e Luxemburgo) para a nossa lista!

A Suíça é um país lindo, mas muito caro. E contrariando o que imaginava eles são “kids friendly”. Imagina como chamávamos a atenção chegando com 5 crianças animadas e muito barulhentas!! Escutamos várias vezes “What a big family!”

Em Bruxelas, reservamos 1 dia para visitar a escola que o Daniel estudou nos últimos 6 meses.

Fizemos algumas compras (incluindo o  presente de aniversário das meninas que seria na próxima semana), arrumamos a mala (eu arrumei e foi difícil caber todos os mil “pops” que o Daniel comprou!) e na 4af de manhã iniciamos a volta para o Brasil levando o Daniel conosco! Mas ainda deu tempo de mais uma aventura: um stop over em Roma (a nossa passagem dessa vez era pela Alitalia)! Veja na próxima postagem…

Link da próxima postagem: Roma com crianças

 

Posts relacionados

Capitólio

Capitólio

2020 não foi um ano fácil para ninguém… Tínhamos várias viagens já marcadas: Lucas ia para Amazonas com a família da Tia Lélia, Kátia ia...

Postado em | capitolio

Deixe um comentário