Porto Alegre com crianças

Estive neste final de semana em Porto Alegre…

e consegui fazer programas bem interessantes com as crianças!

 

Experimentando o chimarrão: não fez sucesso…

 

15 de setembro de 2011 – 5a feira

Após aquela escala básica em São Paulo (um dia Uberlândia vai virar ‘cidade grande’ e ter vôos diretos…) chegamos no final do dia, deixamos as malas no hotel, demos um banho rápido nos meninos (planejamento estratégico: sabia que a chance de eles voltarem dormindo era grande, então se não tomassem banho nesta hora iriam ficar sem banho neste dia!) e fomos passear.

A cidade estava em festa devido às comemorações da Revolução Farroupilha (alguém lembra de estudar isto na escola? Foi uma revolta civil conhecida como “guerra dos Farrapos”, que durou 10 anos. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.)

Fomos ao Acampamento Farroupilha. É um local onde, desde 1987, entidades ‘acampam’ em estruturas provisórias montadas de madeira antes do feriado de 20 de setembro e ali ficam por alguns dias, com danças típicas, músicas e é claro, muito, mas muito churrasco mesmo… No site da prefeitura dizia que este ano foram quase 400 entidades entre associações, piquetes e famílias…

 

 

Na verdade parece um monte de barraquinhas juntas formando uma churrascaria gigante.

Eles realmente gostam de carne (de boi!)!

Uma cena curiosa: vimos uma galinha passeando tranquilamente no meio da confusão…

no meio de tanta carne de vaca ela estava totalmente segura!

O cheiro de churrasco chegava a ser desagradável de tão forte!

E a maioria das pessoas estavam com roupas típicas de gaúcho. E com chimarrão, claro!

Também chamou a atenção o ‘patriotismo’: todas as casinhas tinham a bandeira do Rio Grande do Sul e a do Brasil na entrada.

É um evento bem legal que termina com o desfile no dia 20 setembro, feriado local (pena que não deu para ver pois voltamos um dia antes!)

Quem quiser saber um pouco mais sobre esta importante data gaúcha acesse: http://www.semanafarroupilha.com.br/

Depois fomos jantar em uma típica churrascaria gaúcha: Galpão Criolo, com apresentação de danças típicas com facões e a famosa chula (onde o bailarino sapatea bem próximo a uma lança estendida no chão sem tocá-la). E os 2 anjinhos dormiram na volta de taxi para o hotel.

 

16 de setembro de 2011 – 6a feira

No dia seguinte fomos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, muito bom!

Aos interessados: http://www.pucrs.br/mct/

 

Museu de ciências e tecnologia da PUC

 

Com uma ampla exposição sobre corpo humano, planetas, evolução, animais e no último andar experimentos de física e mecânica iterativos… Os meninos se divertiram muito, principalmente o Daniel! Chegamos cedinho e ficamos lá mais de 4 horas… Padrão 1o mundo!

 

Lucas se divertindo no museu…

 

Almoçamos no restaurante da PUC e ao entrarmos no taxi… todos (pai e filhos) caíram no sono! Então, uma paradinha no hotel para a ‘siesta’ e mais tarde fomos andar de barco no rio Guaíba.

O barco saiu da usina do gasômetro e o passeio durou 1 hora, bem no pôr do sol, foi bonito!

 

Passeio de barco pelo rio Guaíba – o Lucas se sentiu o próprio comandante…

Vejam que pôr do sol lindo!

 

17 de setembro de 2011 – sábado

Papai foi ao congresso (66o Congresso Brasileiro de Cardiologia) e nós fomos ao Parque Farroupilha (bem, antes acabamos indo parar no Acampamento Farroupilha novamente pois quando pedi ao táxi para me levar ao ‘Parque Farroupilha’ ele entendeu errado e nos levou ao acampamento… É que o Parque Farroupilha é popularmente conhecido como Parque da Redenção!

O parque é imenso, com um grande lago (com muitas tartarugas, enormes peixes e pedalinho), mini-zôo (com muitos macaquinhos sapecas), pombas, parques infantis e muito cachorro passeando…

 

Pedalinho no Parque Farroupilha

 

Nos divertimos bastante e almoçamos ali por perto num restaurante simplesinho, tipo ‘botecão’ mesmo, que servia almoço ‘a la minuta’ (eu que sou tão ‘viajada’ ainda não conhecia este típico termo interiorano): salada, arroz, feijão, bife, ovo e batata frita! Um prato serviu nós 3… uma delícia e uma pechincha!

Uma passadinha no hotel para o cochilo do Lucas (é só entrar no carro depois do almoço que ele desmaia…) e fomos a teatro assistir “Toy Story”: uma graça, o Lucas então amou, pois é seu desenho favorito!

 

Personagens do Toy Story – Woody, Buzz, soldadinhos e até o Sid, o garoto malvado

 

E acabamos esperando para assistir à outra sessão que foi “A Branca de Neve e os 7 anões”. Nesta o Lucas teve um pouco de medo pois no fundo é uma estória bem pouco assustadora… Ficava encolhidinho no meu colo e quando a Branca de Neve adormeceu, parecendo que tinha morrido ele não se conteve e chorou bastante e ficava perguntando ‘cadê o príncipe?’

 

Branca de Neve e o príncipe

 

Aos interessados: www.teatrozerodrigues.com.br

Voltamos tarde para o hotel para encontrar o papai e acabamos jantando no quarto mesmo porque o papai foi a um jantar do congresso do InCor…

 

18 de setembro de 2011 – domingo

Fomos ao Jardim Botânico, um local lindíssimo, onde quase fui atacada por um quero-quero macho tentando defender a sua fêmea que estava chocando os ovos (em terra firme!) e que eu inocentemente ameacei me aproximar com os meninos… Ele ficou nervosíssimo, e deu um rasante que passou raspando… Recado entendido, me afastei…

Lá tem um pequeno museu de ciências naturais e 2 lagos formando uma bela paisagem! Nem parecia que estávamos no meio de uma capital…

 

Jardim Botânico

Museu de Ciências Naturais

À tarde o Rodrigo e o Daniel foram ao estádio Beira-Rio assistir Internacional x Coritiba (1×1) e eu e o Lucas ficamos no hotel… Ainda bem, porque ele resolveu me dar trabalho: teve diarréia e vomitou algumas vezes… e febre durante a madrugada…

No dia seguinte (19 de setembro de 2011 – 2a feira) ainda não estava bem e vomitou novamente. Voltamos para Uberlândia, lógico que levando uma ‘big’ mala de mão com várias roupas extras para o Lucas e também para nós, caso eu ou pai ganhássemos uma regurgitada… Mas tirando o choro, provavelmente pelo seu mau estar, a viagem foi tranquila e no dia seguinte ele já estava refeito, pronto para a próxima aventura! Deve ter sido apenas uma ‘virose’…

Ao chegar em Uberlândia por um descuido estávamos sem chave e lá fomos nós viajar até o Canaã, para pegar a chave com a Kátia!

Viajar com filhos é assim: lembranças boas e as vezes até algumas ruins fazem parte!

O importante é ter jogo de cintura e não perder a esportiva com os imprevistos!

 

Novamente as dicas de se viajar com crianças principalmente para uma cidade que não é tão ‘turística’ assim:

pesquisar todas as programações possíveis antes para poder aproveitar ao máximo! Nunca vá para uma cidade e espere pegar as dicas la, pois a maioria dos recepcionistas de hotel não sabem dar boas informações, principalmente se você quer programas com crianças! E confie menos ainda nos taxistas…

pegue todas as informações possíveis: quando pedi ao taxista para me levar no teatro e dei o endereço ele disse que não sabia chegar lá porque não tinha GPS! Mas eu tinha impresso no google maps as instruções de como chegar lá para poder saber quanto tempo gastaria, foi só entregar para ele!

se possível ‘se prepare’ antes: como já sabia que ia assistir ao teatro do Toy Story, no final de semana anterior aluguei o filme (o 1, que foi lançado 10 anos antes do Daniel nascer…) para eles aproveitarem e curtirem mais!

Sempre tem coisas legais para descobrir na cidade, mas o mais legal mesmo é o tempo passado juntos e as experiências vividas!

Posts relacionados

Deixe um comentário