Viagens na quarentena do COVID – 2020

2020 foi um ano realmente diferente.

Começamos com a viagem do réveillon em Brasília, seguido pelo meu aniversário em Brotas e depois o tradicional carnaval na fazenda.

Mas em março apareceu o Coronavírus e a quarentena…

Tia Lélia viria nos visitar em abril, Lucas iria viajar com eles para Amazônia (incluindo ir sozinho de avião para São Paulo), Daniel iria ganhar uma viagem surpresa de 15 anos (vai continuar sendo surpresa…), provavelmente iríamos para Bélgica em julho…

Mas a quarentena mudou todos os nossos planos!

No dia 18/03/20 as aulas foram suspensas e os meninos passaram a ficar em casa…

Papai e mamãe continuaram trabalhando.

Nesse período acabamos fazendo pequenas viagens:

• Patrocínio 12/04

No aniversário da Carol fomos a Patrocínio dar um beijo nela!

• Morro Agudo 01/05

Marília foi no final de dezembro para França para um intercâmbio na faculdade e acabou voltando em abril devido a quarentena. Aproveitamos o feriado e fomos passar uns dias com ela!

• Fazenda 01/08

Desde o início da quarentena o Vovô Wanderley e a Vovó Leni foram para fazenda e ficaram lá quietinhos. Os filhos estavam se revezando para ajudar a cuidar e como estávamos trabalhando e expostos ao vírus não tínhamos ido nenhuma vez. Em agosto Rodrigo pegou uns dias de férias da UFU e nos organizamos para ficar lá 10 dias. Eu e o Rodrigo fizemos o teste do covid na 6af (negativo) e no sábado cedinho fomos para Fazenda.

Além de cuidar da casa, cozinhar, lavar, limpar (os meninos ajudaram!) fizemos várias programas legais:

Artes – Levamos telas e tintas e fizemos pinturas com a vovó Leni

Pescaria – olha só que fofo meus 3 pescadores!

“BET” – Eu entro para completar a equipe mas realmente não tenho a menor intimidade com a bola! Para quem não sabe o jogo de Bets é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse das Bets ataque e a outra dupla que fica em posse da bola defesa. Enquanto um rebatedor mantiver o taco encostado na área da base, a base está “protegida”, impedindo o lançador que está atrás da base de derrubar este alvo

Cavalo  – Lucas adora e é companheiro, fazemos longas cavalgadas que dessa vez incluiu um  incidente: uma queda! Levou um grande susto, ralou o rosto e o braço e com certeza aprendeu a ter mais respeito pelo cavalo! Vimos muitas emas e o Lucas e o o papai até tentaram correr atrás delas, mas elas são muito mais velozes que os cavalos!

Explorações – Como sempre Papai adora pegar o Lucas de moto e sair para explorar e dessa vez também teve incidente: ao cortar bambu com um “podão” ele acabou cortando a perna. Fomos a Vicentinópolis (mais conhecida como “Paletó”) e o papai Rodrigo deu 5 pontos (ele já tinha suturado o Daniel uma vez, faltava o Lucas!)

Cachorros –Levamos os cachorros: a Chelsea e o recém adotado Loki. Ele especialmente amou a liberdade da fazenda. Correu muito, provocou os carneiros e cavalos, brincou com o cachorro do funcionário da fazenda. O descontrole era tanto que até rolou no cocô dos cavalos!

Caminhadas ao final do dia, no pôr do sol: algumas vezes a cavalo, moto e outras caminhando

Jogos de cartas: Buraco – Os avôs adoram, mas está cada vez mais difícil para a vovó Leni, que precisa de uma mãozinha para conseguir jogar.

Aulas

Daniel assistiu aulas gravadas de manhã e Lucas aulas ao vivo a tarde. A internet caia, voltava, mas no final deu tudo certo. Até porque infelizmente em 2020 o ensino (e a aprendizagem) não será bem aquele padrão de excelência que sempre desejamos…

Memórias

Levei o aparelho e os DVD com filmes antigos e todos se divertiram vendo filmagens de 30 anos atrás. Há muitos anos eu peguei todas as fitas VHS das filmagens da minha família e da família do Rodrigo e passei para DVD. Já tínhamos assistido algumas mas dessa vez fizemos um “intensivão” e foi bem legal. Isso ajuda a construir raízes…

Eu e o Rodrigo temos uma frase que nos inspira desde que nos tornamos pais:

“Aos filhos devemos dar raízes para saber de onde vieram e asas para voar”

Raízes para saber que são, de onde vieram e para onde sempre poderão retornar.

Asas para alcançarem vôos, e se possível mais altos que os pais.

Se dermos muitas raízes ficarão dependentes, não irão muito longe.

Se dermos muitas asas, poderão perder-se.

• Morro Agudo e Ribeirão Preto – 29 a 31/08

Estamos em fase final de construção da nossa casa e queríamos escolher um lustre diretamente numa fábrica que encontramos na internet. Assim, fomos para Morro Agudo e de lá até Pirassununga e compramos um lustre lindo para nossa sala. Aproveitamos que na 2af era feriado em Uberlândia (31/08 – aniversário da cidade) e fomos em algumas lojas de Ribeirão Preto terminar de comprar os pendentes da iluminação. Nosso aniversário de casamento (31/08 – 18 anos) acabou não sendo comemorado…

• Boiçucanga – 14 a 18/10

A escola dos meninos deu a semana do dia das crianças de recesso e resolvemos tentar uma viagem. Para evitar usar avião fomos de carro para o litoral de São Paulo. Saímos cedinho e chegamos já no início da noite em Boiçucanga, e nos hospedamos em uma pousada (Morada das Ilhas) pé na areia. Jogamos beahc tênis, fizemos standup paddle, os meninos jogaram bola na areia. A única parte chata é que choveu bastante… mas mesmo assim deu para curtir um pouco. Lucas comprou uma prancha de bodyboard e pegou muitas ondas… voltou gripado mas valeu a pena!

• Fazenda – 30/10 a 02/11

Mais um pulinho na fazenda no feriado do dia 02/11…

Vovô Wanderley e Vovó Leni ainda estão morando lá mas os filhos já estão se organizando para trazê-los para Uberlândia (não será tarefa fácil, vovô Wand é bem resistente!).

Lucas levou um amigo da igreja, Paulo Sérgio e aproveitaram muito! Andaram a cavalo, de moto, pintamos artesanatos, chupamos manga, fizemos garapa…

• Brasília 28/12

Tia Lélia e família chegaram no dia 13/12 para passar o natal conosco no Brasil. Não pudemos viajar nem passear muito dessa vez mas mesmo assim conseguimos alguns fazer alguns programas: andar de cavalo, ir ao Praia Clube, ao Cajubá Country club, no condomínio, jogar beach tênis na quadra que estamos fazendo aula.

E no dia 26/12 Tio Marcelo foi para Brasília passar uns dias casa dos pais levando os 5 meninos. No dia 28/12 eu e a Tia Lélia fomos. Voltamos todos no dia 31/12 para passar o réveillon em Uberlândia com o papai Rodrigo (detalhe: na volta eu e a Tia Lélia demos uma pequena desviada no caminho e demoramos muito para chegar… rsrs).

E esse foi o nosso ano, começado e terminado em Brasília!

O covid não permitiu grandes viagens mas por outro lado tivemos oportunidade de ficar mais tempo em família, jogar, assistir filmes na Netflix e vídeos antigos da família.

E o mais importante: terminamos o ano com saúde!

E com esperança de um 2021 melhor… e claro, com mais viagens!!