Campos do Jordão

Quando eu era adolescente e jogava aquele jogo de perguntas para conhecer melhor a outra pessoa sempre tinha a pergunta “praia ou campo?”. Eu sempre respondia Praia… e realmente adoro organizar viagens no Brasil para a praia.
Mas esse ano resolvi ir para o Campo. Planejei uma viagem no feriado prolongado para Campos de Jordão!

Convidei nossas 2 filhas de coração (Marília e Carolina) e deixei tudo organizado. Na última hora um grande imprevisto familiar quase nos fez cancelar a viagem, mas no final deu certo, apenas atrasamos a nossa ida que estava programada na 6af a tarde para o sábado de manhã (vovó Leni estava internada e era aniversário da Tia Seila).

Saímos bem cedinho, passamos em Morro Agudo para pegar a Marília e em Ribeirão Preto para pegar a Carolina e encaramos os 700km até Campos do Jordão. Foi uma viagem tranquila e até a Marília revezou conosco no volante. Chegamos no meio da tarde e a temperatura já estava baixando.


 

Ficamos hospedados no Hotel Siena bem no centrinho turístico de Capivari. A localização é muito boa mas com isso os quartos eram bem pequenos… Mas nos ajustamos bem!

 

 

Saímos para jantar e como não tínhamos almoçado bem (apenas um sanduíche natural no posto da estrada) encaramos a comida mais tradicional da cidade: o rodízio de fondue.
Comemos fondue de queijo, de carne e de frutas. Estava uma delícia e comemos muito!! Muito mesmo!

 

 

No dia seguinte (domingo) após o café da manhã aproveitamos que não estava chovendo e fomos ao principal ponto turístico da cidade, o teleférico que vai até o Morro do Elefante, onde tem uma bela vista da cidade.

 

 

Depois fomos conhecer o Auditório Cláudio Santoro e passeamos pelo Museu Felícia Leirner, um museu ao ar livre, com 85 esculturas em bronze, cimento branco e granito em meio a uma paisagem exuberante, de clima ameno e ar puro. Os trabalhos são de Felícia Leirner uma polonesa que se mudou para o Brasil no início do século 19. Nessa hora a chuva resolveu aparecer…

 

 

Almoçamos em uma padaria e para sobremesa fomos visitar a Fábrica de Chocolate Araucária e conhecemos um pouco da história do chocolate. O primeiro relato do chocolate foi em uma viagem de Hernan Cortes que ao chegar no México foi recebido pelo imperador com uma bebida amarga (de chocolate) servida em uma taça de ouro em 1519. A semente foi levada até a Europa e começou a ser preparada com o sabor doce e posteriormente com leite. Mas o chocolate na forma de barra que tanto adoramos só começou a ser utilizada na Suíça em 1875.

 

 

Em seguida, como a chuva ainda insistia em cair fomos ao Museu de Xilogravura com um vasto acervo de xilogravuras do mundo todo. Os meninos se envolveram muito apreciando as gravuras e a técnica da xilogravura.

 

 

Na volta para a cidade passamos pela mega loja da Cacau Show e nos deliciamos com seus chocolates. Jantamos no “Cine Bistrô” com decoração inspirado em Hollywood. Enquanto aguardávamos o nosso pedido (sopa no pão e truta recheada com cream cheese e legumes) jogamos “guerra das gerações”. Eu, Rodrigo e Marília na turma dos “velhos” e Carolina, Daniel e Lucas na turma dos “jovens” (deu empate!). Na volta para o hotel uma parada na 3a chocolateria do dia, a Montanhês.

 

 

A 2af amanheceu chuvosa mas mesmo assim fomos passear! Entramos no carro e o Rodrigo resolveu começar o turismo do dia pela “Chuva de prata”. Mas devido a chuva a água da cachoeira estava meio barrenta e a pequena queda d’água estava mais para chuva de bronze do que de prata…

 

 

De lá fomos passear de bondinho na Estrada de Ferro Campos do Jordão.

 

 

Depois mesmo chuviscando resolvemos ir ao Horto Florestal, o Parque Estadual de Campos do Jordão. A vegetação de Mata Atlântica e de Araucária é exuberante! A chuvinha deu uma trégua e o Lucas e Daniel fizeram arvorismo. Almoçamos um sanduíche de linguiça e depois fizemos a “Trilha 4 pontes”, com destaque para duas pontes pênseis. Mesmo sem sapatos adequados foi bem legal.

 

 

Na volta para a cidade paramos em mais uma típica loja de chocolate, Spinassi. Já perderam as contas em quantas chocolaterias fomos né?

 

 

Em frente um antigo prédio de tijolinhos cobertos por trepadeiras, com bicicletas coloridas e floridas no gramado nos chamou a atenção. Era a Sans Souci Café, uma charmosa patisserie e livraria.

 

 

Conseguimos fazer uma reserva e entrar um tempo depois. No interior uma decoração romântica e divertida ao mesmo tempo. Além de apreciarmos um delicioso chocolate quente com eclair, presenciamos um pedido de casamento na mesa ao nosso lado, com direito a palmas de todos no restaurante ao final. Ficamos encantados com o local!

 

 

De lá ainda encaramos uma outra atração: o restaurante “3 varinhas”, com decoração toda inspirada em Harry Potter. É realmente muito bem decorado e os garçons estão vestidos a caráter. Comemos pizza com uns drinks bem diferentes: cerveja amanteigada, Campos Felices (uma poção com gelo seco que muda de cor) e Jordanibilis (com hidromel, bem doce, nem os meninos conseguiram terminar!).

 

 

Ufa! Mesmo com chuva saímos do hotel as 9:30 e voltamos as 21:30!! No último dia fomos comprar casacos para a nossa viagem de final de ano (sim, vai dar certo, vamos para Bruxelas!). Em seguida fomos ao Parque Amantikir conhecer os seus jardins temáticos. O labirinto é diversão garantida! Estava um belo dia, sem chuva e com muito sol, deu até para sentir calor. E assim nos despedimos de Campos de Jordão…

 

 

Voltamos ao hotel para pegar a bagagem e teve que rolar muito malabarismo para colocar 5 pessoas, as malas e as compras no carro! Foi uma delícia esse momento em família, sentindo o gostinho de ser mãe de 2 meninas dóceis e amorosas e 2 adolescentes numa fase um pouco rebelde sem causa!

 

Posts relacionados

Capitólio

Capitólio

2020 não foi um ano fácil para ninguém… Tínhamos várias viagens já marcadas: Lucas ia para Amazonas com a família da Tia Lélia, Kátia ia...

Postado em | capitolio

Deixe um comentário