Uma viagem diferente
Esse blog era para as minhas viagens com os meus filhos na mala…
Mas além de viajar com meus filhos viajo sozinha com meu marido (e posto aqui também!). E sou pediatra e professora na UFU (Universidade Federal de Uberlândia), faculdade que me formei há 20 anos (como o tempo passa!).
Na semana passada, fui surpreendida pelos alunos da 83ª Turma de Medicina com uma cartinha escrita a mão (com a linda caligrafia da Giovana, viu que eu reparei Marina!) e lida com emoção (e nervosismo!) pela Larisse!
A cartinha começava contando que os alunos da Turma 83 há 5 anos iniciaram uma viagem desafiadora
Destino final: se tornarem médicos com competências técnicas e humanas
Duração: 6 anos
Roteiro: dividida em etapas, cada uma com um roteiro
“Para que conseguíssemos chegar ao nosso sonhado destino encontramos muitos guias pelo caminho, e a senhora, com sua experiência em viagens, docência e principalmente pediatria, embarcou conosco nessa viagem, sendo um dos guias fundamentais para que pudéssemos alcançar nosso objetivo. Compartilhou conosco conhecimentos, sempre embasadas nas melhores evidências, trouxe aos ambulatórios, sala de aula e internato uma organização inquestionável, acompanhou nosso amadurecimento de perto, se esforçando para nos mostrar o quanto a pediatria pode ser doce, além de sempre se esforçar para estar presente nas comemorações de nossas pequenas conquistas. Para a nossa bagagem, que lá no início ainda era pequena, a senhora muito acrescentou com conhecimentos e experiências que levaremos em nossa bagagem para a vida.”
E terminaram me convidando para ser professora homenageada na tão esperada formatura que acontecerá no ano que vem!
Convite aceito com um sorriso no rosto e os olhos cheios de lágrimas!
E na cartinha havia um desafio:
“Próximos ao destino final dessa viagem olhamos para trás e vimos que tudo que vivemos até aqui valeu a pena. Esperamos que a viagem também tenha valido a pena para a senhora, e que tenha sido digna a ponto de ir para o ‘Filhos na mala’ ao lado de tantas outras inesquecíveis que já fez.”
Desafio aceito!
Aqui está a 83ª Turma de Medicina no ‘Filhos na mala’!
E vocês me fizeram realmente pensar que as viagens não precisam ser apenas para o Brasil ou para o exterior. Elas podem acontecer no nosso dia a dia, no exercício da nossa profissão. Basta fazer tudo com amor e capricho!
E me fez pensar também que no fundo os nossos alunos são um pouquinho nossos filhos, afinal ensinamos, damos bronca e nos alegramos com as vitórias deles!
Queridos alunos da turma 83,
Muito obrigada pelo convite!
Aproveitem esse finalzinho da viagem!
Continuem se esforçando para aprender na prática o que irão exercer daqui a pouco.
E continuem buscando embasamento teórico, estudando… muito!
Para os que vão prestar residência esse estudo será fundamental!
E para os que já vão direto para o mercado mais ainda, pois terão que contar com o que aprenderam apenas nessa viagem de 6 anos.
E o mais importante: após a formatura continuem viajando pela vida, atrás dos seus sonhos, fazendo tudo com amor e capricho, na vida profissional e pessoal!