Barbados pela 5ª (e última?) vez…
Malas prontas… com os filhos! Férias em família!! Oba!!
Reencontrar os primos, os tios…
e também as praias, o mar, os peixinhos, as tartarugas e os navios naufragados do Caribe!
Para quem não lembra minha irmã e sua família moram a 4 anos em Barbados, mas estão de partida… Então, viemos em clima de despedida… (snif!)
A programação foi intensa…
- Boatyard Club
É a praia preferida dos meninos, pelas atividades que oferece: pula pula e parede de escalada no meio daquele mar verdinho…. E o píer, que permite altos pulos!
Boatyard Club – a praia preferida das crianças
- Velejar pelo mar do Caribe, apenas com o vento…
Experiência que não tínhamos vivido das outras vezes…
- Pesca em alto mar
Nesse programa foram apenas os homens e os mais velhos… Eu e a Lélia ficamos com os mais novos em terra firme… Pescaram atum e barracuda
Lidia e Daniel
Marcelo pescador
- Mergulho
Quer melhor forma de nos despedirmos de Barbados?
E desta vez, levamos conosco a nossa última aquisição: a câmara GoPro (adquirida no Free Shopping na viagem de ida). Diversão extra!!
Eu e Rodrigo – juntos até debaixo d’água!
- Submarino
Já tínhamos ido da 1a vez que viemos a Barbados (em 2012), e resolvemos repetir para relembrar, afinal o Lucas tinha apenas 2 anos.
- Aula de surf
Reencontrar o Tio Ian (que agora mudou de nome para Ajani Tafari!!) que deu aula para o Daniel nas últimas 4 férias de verão, e para o Lucas nas últimas 2.
E eu, claro, fiquei na areia tentando registrar…
Relembrando os passos básicos do surf
Lucas surfando
Recuperando a energia para a próxima onda…
- Bodyboard
Nas praias em que costumamos ir não dá para pegar ondas, é extremamente calmo e gostoso de ficar na água ou fazendo esportes náuticos (paddle, caiaque). Mas na praia do The Crane as ondas são bem fortes e deu para brincar bastante na prancha (e claro, levar uns caldos!)
- Stand up paddle (no Barbados Cruise Club)
Várias vezes: sozinha ou carregando os meninos…
- Caiaque (no Barbados Cruise Club)
Várias vezes!
Fizemos até um piquenique em alto mar… (Programa preferido do Henrique: piquenique!)
- Mergulhos na água translúcida do Caribe…
Íamos de caiaque ou paddle board para ver as tartarugas e os navios afundandos… (Shipwreck)
Lucas no navio afundado
Daniel mergulhando atrás da tartaruga…
- The Crane
O resort que oferece a vista mais linda da praia (não consigo imaginar uma vista mais linda que essa!). E dá para aproveitar as piscinas também, que os meninos adoram!
Vida mansa do Daniel…
- Observatório (Harry Bayley Obsertatory)
Um programa diferente: fomos a um observatório real (já fomos em vários de ficção: planetário de BH, Museu Aéreo espacial de Washington, no Canadá???) e pudemos ver de um telescópio gigante (com uma visão de 360o) as estrelas. Pena que não deu para ver a lua!
Observatório
- Chefette
É o “Mc Donald’s” local… Na 1a vez que viemos a Barbados o nosso primeiro programa foi comemorar o aniversário das meninas lá (Luísa estava fazendo 3 e Lidia 5). E neste ano foi o meu aniversário (41 anos!).
Meu aniversário no Chefette…
- Jardim Botânico
Nunca tínhamos ido. Valeu a pena! Lindas flores e paisagem… Fizemos um piquenique na hora do almoço!
- Tirar muitas fotos lindas…
- Conhecer pessoas diferentes, com histórias incríveis
Em uma ‘trombada’ durante um passeio de caiaque acabamos conhecendo um casal (e o Feijão, seu cachorro), que estão dando a volta ao mundo… Acabamos indo conhecer o veleiro deles, Ipanema, e um pouco mais dessa aventura. Assim que chegamos em casa Daniel entrou no site deles (www.sailipanema.com) e leu histórias muito interessantes sobre a travessia do Atlântico e as pescarias em alto mar…
- Conhecer um pouquinho da vida em um país tão diferente
Ir ao supermercado, levar as sobrinhas na escola (pode não parecer mas estamos no inverno, e elas não estão de férias…), conhecer a Embaixada do Brasil (onde minha irmã trabalha), fazer aula de tênis junto com elas (o que o Daniel mais gostou foi o cabelo do professor).
Aula de tênis com as primas
E o mais importante que esta ilha tão pequena do Caribe tem de melhor para nos oferecer: muita convivência familiar!! Foram 15 dias maravilhosos, com muitas risadas, muitas histórias lidas na cama para os 5 antes de dormir (adoro isso!)
Essa turminha do barulho não passa desapercebida… em nenhum lugar que vamos!
– Henrique: na sua fase mais brava é mais fofa,
– Luísa: uma garotinha meiga, muito carinhosa, que faz amizades muito facilmente, e que tem um jeitinho todo seu de brincar e de se virar no meio dos outros 4 primos tão barulhentos…
– Lucas: meu caçula sensível, que num dia em que tivemos um susto de perder a carteira, foi correndo na sua mochila pegar alguns dólares barbadianos que tinha ganhado para gastar nas suas férias e veio me entregar… (conseguimos recuperar e devolvi a ele o dinheiro…) fofo demais não? E que mesmo tendo a mesma idade da Luísa prefere brincar com os mais velhos…
– Lídia: minha sobrinha xará inteligente, estudiosa, leitora assídua, que mesmo tendo chegado na ilha há 4 anos sem saber nada de inglês, rapidamente se tornou uma das melhores alunas da sua classe. E que é louca nos 2 primos!
– Daniel: o mais velho e líder do grupo… falante, hiperativo, hiperpensativo, criativo, com interesses muito variados (NFL, Pokémon, pescaria, Turma da Mônica, bandeiras, Minecraft, etc), que ocupa o Lucas e a Lidia o tempo todo, com suas adivinhações, missões e tarefas imaginárias e que consegue divertir (e irritar) o Henrique a todo momento!
– Lélia, minha doce irmã, que se desdobra para trabalhar e nos receber…
e que é uma super tia, toda animada a cuidar sozinha dos 5 por alguns dias! (desde quando era apenas o Daniel, depois Daniel e Lidia, depois 4 e agora 5!).
Os meninos vão ficar (novamente) mais alguns dias com ela…
– Marcelo, meu cunhado que sempre nos recebeu tão bem, nos fazendo sentir super a vontade (talvez até mais do que devíamos nos sentir!), e que depois de 4 anos na ilha está cada vez mais “bajan” e melhor cozinheiro!!
E depois de 15 dias de praias paradisíacas… hora de voltar!
Já estou com saudades de Barbados!!
Até a próxima aventura: já temos a data, só não temos destino…
(tudo vai depender de onde eles irão morar!)
A torcida dos meninos é que o próximo destino seja neve…
acho que cansaram de tanta praia e sol, rsrsrs!!
Tanto que nem foram a praia no dia em que vim embora, optaram por programas de terra e natureza!